O começo de um pequeno Clube do Livro

julho 17, 2017

Eu sempre amei ler. Acho que já falei isso aqui umas 14556237 vezes. Mas, como também já mencionei antes, estou tendo dificuldades para ler nos últimos tempos. 


No fim de semana passado fui para o interior visitar meus pais e meus amigos. Nem todos estavam no rolê como planejávamos, mas foi ótimo e rendeu o que estou gostando de chamar de pequeno Clube do Livro. Minha amiga querida e gêmea siamesa ligada pelo pé Ana Luiza e eu decidimos dar força uma a outra para ler clássicos! 

Somos amigas desde a 8ª série (ou seja, há muitos anos sou de humanas e não sei contar). A gente passou basicamente todo o tempo que estudamos juntas falando sobre livros, lendo durante as aulas (desculpa ai, profs), frequentando as Bienais aqui em São Paulo e amando tudo o que é relacionado ao universo literário. Chegamos, então, à conclusão de que já era para termos um clube do livro e fazer leituras em conjunto há muito tempo. Só que também imaginamos que como a gente lia MUITO mesmo, nem daria tempo de planejar um cronograma e demorar semanas para ler um livro. Agora faz todo o sentido.

Então, para começar essa nossa empreitada literária, escolhemos ler Os Miseráveis, de Victor Hugo. A seguir, vou passar nosso cronograma de leitura que começa em agosto. Boa sorte para nós! (boatos de que mal começamos e já estamos planejando os próximos escolhidos risos).

Parte I - Fantine
06/08 - Livro I ao livro II (até o capítulo VII. O interior do desespero)
13/08 - Livro II (a partir do capítulo VIII. A onda e a sombra) ao livro V (até o fim)
20/08 - Livro VI ao livro VIII

Parte II - Cosette
27/08 - Livro I
03/09 - Livro II ao livro IV
10/09 - Livro V ao livro VIII

Parte III - Marius
17/09 - Livro I ao livro V 
24/09 - Livro VI ao livro VIII

Parte IV - O idílio da Rua Plumet e a epopeia da Rua Saint-Denis
01/10 - Livro I ao livro III
08/10 - Livro IV ao livro VII
15/10 - Livro VIII ao livro XI
22/10 - Livro XII ao livro XV

ParteV - Jean Valjean
29/10 - Livro I ao livro II
05/11 - Livro III ao livro V
12/11 - Livro VI ao livro IX

Ufa! Não vejo a hora de começar. Vamos discutir semanalmente as partes que terminarmos de ler, e estou pensando em postar aqui minhas impressões também semanalmente. Vamos ver como vai funcionar.

Minha edição de Os Miseráveis é um monstro imenso da editora Martin Claret. A história sobre como eu comprei esse livro é ótima também: ele custava, na época, 99 reais. Só que aconteceu um super bug no site da Fnac e ele saiu por 9,90. Na verdade comprei três livros contanto com Les Mis por somente R$15,90 por conta desse bug (os outros dois foram Os Irmãos  Karamazov e Crime e Castigo, ambos de Dostoievski, e também 99 reais cada um). Sorte a minha!





Ah! Estendo o cronograma à todos vocês!

📚📚📚

Leia também

10 comentários

  1. Uaaau! Boa sorte pra vocês. Esse é um livro que tenho muita vontade de ler, porém 0 de tempo, um dia quem sabe... E que legal essa sua compra baratíssima graças ao bug, queria muito um bug desses hahaha.

    Beijos:*

    http://suspirare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades desse tipo de bug, nunca mais vi :(

      Lê com a gente! rsrs

      Bjin!

      Excluir
  2. Acho interessante você postar aqui tbm sobre suas impressões. E bota sorte nisso em conseguir aproveitar um bug para comprar um livro que sairia por 99 Dilminhas :O
    Amei a ideia do pequeno clube literário.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar postar sim! É, saudades quando conseguia comprar livros a esse preço (mesmo sem bug rs)

      <3

      Excluir
  3. Uau
    Boa sorte na leitura.Poste sim sua impressões para podermos acompanhar.

    Ps :Menina , preciso de um bug desse para que eu possa comprar os meus livros )

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou me emprenhar para postar sim. E sim, saudades bugs de desconto haha

      <3

      Excluir
  4. Eu amo ler, até o livro em pauta ser Os Miseráveis (e olha que a história é maravilhosa, né) porquê nossa, que livro enorme! OK. Talvez com um cronograma, e com alguém para ler no mesmo ritmo e comentar, seja mais divertido!
    E AHHHR Preciso de um bug desses também e _e
    http://4mor-nuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é gigantesco! Dá medo mesmo, mas acho que agora com toda essa organização vai dar certo!

      <3

      Excluir
  5. Eu amei a ideia, ainda mais porque tanto eu quanto minhas amigas também estamos passando por essa fase de ressaca literária. Acho que seria um bom incentivo hahaha.
    Boa sorte na leitura ♥️

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ressaca literária é um saco. Eu tô pensando em tentar essa história de cronogramas até para os livros "normais" tbm!

      Obrigada!

      Excluir

Obrigada!